Você não vai gostar da nova série da Marvel

11:00


Gosto é algo individual e subjetivo. Então, julgamentos como bom e ruim são rasos e variados quando aplicados por indivíduos diferentes. Sendo assim, pessoas amam e/ou odeiam na mesma intensidade Tarantino, Michael Bay e Almodóvar. O que deve existir é um consenso se determinada obra é eficiente ou não naquilo que se arrisca a fazer.

Legion é uma série eficiente se o que ela realmente quer passar é confusão. Com referências oitentistas, visuais e sonoras, e com episódios que transitam entre o humor negro, drama e terror a série criada por Noah Hawley é inspirada no universo X-Men, em parceria da Marvel com o canal pago americano FX.


Mas não espere tramas fáceis de serem compreendidas e diálogos rasos como os dos filmes. Legion tem um roteiro bem construído e foge dos clichês de filmes e séries baseados em personagens dos quadrinhos. Os diálogos são eficientes e fogem da superficialidade. E o modo como a narrativa é construída visualmente apesar de encantadora é confusa. Muito confusa. E esse é o grande mérito da série. Os personagens estão tão confusos quanto nós, espectadores.


A já batida historia dos mutantes aqui ganha um viés interessante, ao tratar os “dons” como doenças psicológicas. David Haller, o protagonista, é um jovem que supostamente sofre de esquizofrenia até descobrir que suas supostas alucinações podem ser reais. Intrigante, e visualmente apaixonante, a série se perde, e parece enrolar demais para chegar em desfechos óbvios e que fogem da grandiosidade narrativa vista no episódio de estréia.

A questão do gosto se enquadra aqui. Os produtores parecem ter percebido que além de ser difícil de ser entendida, a série não seria para todos os públicos, e a produção foi lançada por um canal pago, que tem público mais restrito do que as séries lançadas em canais abertos.


Os 8 episódios da primeira temporada me ganharam exatamente por essa loucura (que em vários momentos parece ser uma grande viagem regada a LSD) as algumas situações arrastadas e a lentidão podem ser entraves para algumas pessoas.

Apesar do final ser decepcionante (estava com as expectativas bem altas em relação a essa série) ele deixa um gancho para uma segunda temporada, e eu confesso: não vou perder.

Destaques: Roteiro, Fotografia e Trilha Sonora.
3 Estrelas


VENCESLAU JÚNIOR

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Like us on Facebook

Flickr Images