Apenas hidratação não basta! Entenda mais sobre "Cronograma Capilar".

13:30

Foto: Matheus Oliveira

Todos já estão cansados de saber que o shampoo e o condicionador não são suficientes para manter saudável o nosso cabelo, mas pasmem: utilizar somente máscaras de hidratação (além do shampoo e do condicionador) também pode não adiantar muito.

Não é fácil encontrar pessoas que sempre reclamam que, mesmo após utilizar por diversas vezes uma máscara de hidratação, o cabelo continua com aspecto seco, opaco, sem brilho. Isso porque - além da hidratação - o cabelo também precisa de alguns outros componentes, os quais: nutrição e reconstrução. A junção destes três itens (hidratação, nutrição e reconstrução) forma as três etapas do Cronograma Capilar.


Cronograma Capilar é uma espécie de rotina, onde o indivíduo poderá cuidar periodicamente de seu cabelo, dando-lhe todos os nutrientes e componentes necessários para que o mesmo possa manter-se saudável. Como citado acima, o Cronograma Capilar é dividido em basicamente três etapas, as quais: hidratação, nutrição e reconstrução.



A hidratação é a etapa mais conhecida de um Cronograma Capilar. Ela consiste em repor a água dos fios, mantendo-o hidratados. Esta etapa é ideal para cabelos ressecados e nela podem ser utilizados alguns componentes, como Aloe Vera, mel, açucares, extratos vegetais, etc.


A nutrição é a etapa do cronograma que é responsável por repor a oleosidade e alguns nutrientes importantes para o cabelo. A etapa da nutrição pode realizada de diversas maneiras, tanto com máscaras específicas quanto com a umectação, onde geralmente se passa o produto umectante (normalmente um óleo) antes de dormir e só retira na lavagem do dia seguinte.




reconstrução é a etapa menos conhecida do Cronograma Capilar. Nela nós repomos a massa capilar, tornando o cabelo mais forte e mais resistente. O produto mais comum da reconstrução é queratina.

COMO FAZER O MEU CRONOGRAMA?

Existem diversas maneiras de fazer um cronograma capilar, mas o grande segredo está na organização. É preciso criar uma tabela onde tenha-se o controle de quais etapas serão utilizadas de acordo com a necessidade do cabelo.

A hidratação, a nutrição e a umectação deve ser realizada em todas as semanas, sendo que é possível fazer uma hidronutrição, que seria a mesclagem de produtos hidratantes e nutritivos. É importante que haja um conhecimento de qual a necessidade do cabelo, a fim de manipular corretamente a organização e a rotina que será criada.

EXEMPLO DE CRONOGRAMA:

SEMANAS 01 à 03:

Segunda: 
Hidratação
Terça: Umectação
Quarta: Livre
Quinta: Nutrição
Sexta: Umectação
Sábado: Livre
Domingo: Livre

SEMANA 4:

Segunda: 
Hidratação
Terça: Umectação
Quarta: Livre
Quinta: Nutrição
Sexta: Umectação
Sábado: RECONSTRUÇÃO*
Domingo: Livre

- Note que -por ser um processo "pesado"- a reconstrução geralmente ocorre uma vez por mês apenas, já que poderá exceder o limite de massa capilar, deixando os fios grossos e pesados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Cabelos descoloridos, tingidos ou cacheados do tipo 4A, 4B E 4C podem utilizar a reconstrução a cada 15 dias para obter melhores resultados.

O modelo de cronograma capilar citado acima pode ser alterado de acordo com a necessidade específica de cada cabelo.

Evite utilizar produtos com silicone e derivados do petróleo, pois eles criam uma película no fio, aparentando estar saudável, quando na verdade está apenas "maquiado".

**Evite também produtos com sulfato, pois podem agredir os fios do cabelo e o couro cabeludo.**

- Conheça mais sobre a técnica Pouco Shampoo e Sem Shampoo (inspirada na Low Poo e No Poo desenvolvidas pela Deva Curl), onde não se utilizam produtos produtos com sulfato, derivados do petróleo, silicones, óleos minerais etc no vídeo abaixo:



Oi, pessoal! Tudo bem? Eu sou Matheus Oliveira e sou o novo colaborador do Tudo Passa Blog. Eu realmente espero que vocês tenham gostado do Post e que eu consiga trazer conteúdos divertidos e interessantes para vocês.
Você também pode me encontrar através de meu Blog e meu Canal no Youtube. Espero você por lá!


Até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Like us on Facebook

Flickr Images