Tipografia VS Lettering

09:00

Foto: DESIGN'ON

Oi gente.
Afinal Tipografia e Lettering é a mesma coisa? Então mesmo que lettering e tipografia compartilhem os mesmos conceitos, eles são disciplinas completamente diferentes, é comum as pessoas confundirem os dois, antes de ser Design eu mesmo confundia, mas agora pode ficar tranquilo que vamos colocar todos os pingos nos “is”.

“Tipografia é escrever com caracteres pré-fabricados.” – diz Gerrit Noordzij.

E é verdade, pois o termo vem do grego que significa: typos = forma e graphein = escrita. Nasce da antiga arte de arranjar os tipos para impressão (aqueles usados na época da prensa), a tipografia é mais técnica, pois envolve a seleção de fontes, tamanhos e diversas técnicas de espaçamento (como: Kerning; Leading e Tracking). Atualmente ela é mais conhecida como o processo de diagramação de textos para livros, jornais, revistas, panfletos, etc. E seu objetivo principal é criar forma e estrutura para toda comunicação escrita.

Já o Lettering tem apenas uma definição, “a arte de desenhar letras”, e seu conceito é bem simples uma combinação específica de letras trabalhadas, para uma única utilização e finalidade. Lettering pode ser feito de formal tradicional ou digital, e também ele pode imitar a caligrafia (que é a arte da escrita.) ou pode fazer à partir do desenho de formas compostas. Ele pode ser usado para criação de logotipos, pinturas de sinalização, posteres, frases para camisetas e entre outras coisas.

Para entender melhor sobre o Lettering assista o vídeo abaixo feito pela equipe do Saibalá juntamente com Rafael Costa | Designer e Ilustrador.


Saiba que a Tipografia e o Lettering aparecem sempre por aí, mas como a gente sempre está compressa acabamos não percebendo, um exemplo mesmo, um refrigerante que todo mundo ama é a Coca-Cola e a marca é um tipo de Lettering, o mesmo acontece com o app Instagram, e uma coisa bem interessante que tem que ser comentada é que a capa do blog e um Hand Lettering Digital. Legal né?!

E outra coisa bem legal é que o Saibalá está disponibilizando 20 cupons de desconto para meus leitores, mas lembre-se o cupom é válido para apenas um curso, então se vocês se interessarem por algum curso de lá é só entrar com o código "TPASSAJU". Aproveitem gente porque o curso de lá são ótimos! E corre porque o cupom é só para os 20 primeiros.

Foto: Saibalá | Luiz Eduardo

Espero que vocês tenham gostado.
Abraços e até o próximo post.


LUIZ EDUARDO

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Like us on Facebook

Flickr Images