Existe amizade entre HOMEM e uma MULHER #2

14:12



Esse é, provavelmente, uma das maiores discussões que enfrentamos na juventude: “Homem e Mulheres podem realmente ser só amigos?”. Se você perguntar pra sua avó, por exemplo, ela provavelmente vai achar a ideia inconcebível. Ela veio de uma época em que, até escolas para meninos e meninas, era as vezes uma ideia inconcebível. Sua mãe, talvez tenha uma opinião diferente, mais liberal. A tendência era que nossa geração fosse mais liberal ainda com esse assunto, mas por algum motivo, ser reacionário está voltando a ficar na moda, e isso é preocupante (Sério, não sei quem teve essa ideia de que voltar ao atraso seria bacana… Se estamos falando da moda, eu, que me visto como uma garota dos anos 50, apoio o tal “atraso”, mas nos direitos? Sofrer atraso nos direitos, que tanto custaram a chegar? Sério mesmo?!). 

Eu, que costumo fazer amizade muito mais facilmente com garotos do que com garotas, sofro muito com isso. Principalmente porque TODOS do meu círculo de amizades, sem exceção, sabem que quase todos os garotos que já gostei nessa vida, eram amigos meus (Admito que as vezes confundo amizade com romance. Paro se puder :$). Toda vez que eu me aproximo de um garoto, eles acham que estou a fim dele. 

Quem já sofreu algo parecido, sabe como é chato. Você é amiga de um garoto, e ele é seu amigo. É algo normal. Mas as pessoas vêem, em cada coisa fofa que você possa vir a fazer ou falar dele, um “sinal” da sua “visível paixão” pelo cara. As vezes, isso até mina uma amizade! Eu tenho um amigo que por seis meses eu fiquei sem falar com ele, porque as pessoas ficavam encarnando direto, dizendo que estávamos namorando, quando não era nada disso! O garoto não tinha culpa de nada, mas se eu não me afastasse naquele momento, não conseguiria mais falar com ele hoje, provavelmente. E só voltamos a nos falar depois de muita luta.

Acho que isso tudo vem daquela velha construção social de que “mulher está sempre a caça de homem”. Muita gente ainda acha, em pleno século XXI, que tentar fazer amizade com um cara é sempre uma tentativa de sedução. Já cansei de ouvir gente dizendo: “Fulana está se aproximando demais do Fulano! Aposto que só quer ficar amiguinha pra depois fisgar o gato, safada!”. Da vontade de gritar: DEIXA DE SER CAGA REGRA, MANO!

E quando o amigo tem namorada? A coisa fica ainda mais preta! As amigas da namorada incentivam-a a sentir ciúmes de você. Ela fica possessiva, e você sente ciúmes dela, pois ela está meio que “roubando” seu amigo. Vocês entram constantemente em conflito, de forma que, uma hora ou outra, ele vai ter de decidir pela namorada ou pela amiga.

ME DIGA, ISSO TÁ CERTO?! E ainda dizem que não precisamos do feminismo. Se não fosse aquela ideia de que tudo que mulher quer é homem, e que tudo que ela faz é pensando em cumprir esse objetivo e blá blá blá, etc e tal, tenho certeza que muitas das minhas amizades seriam mais saudáveis. O machismo está presente em nossas vidas até em pequenos conflitos como esses. E toda vez que coisas assim acontecem, seja comigo, com minhas amigas, com meus amigos, etc etc… Eu percebo que minha luta é válida.

Vamos em frente!


Texto escrito por The Young Feminist

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Like us on Facebook

Flickr Images